______VOCÊ NÃO PODE MUDAR O PASSADO, MAS PODE ESCOLHER O FUTURO!!!_____

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Meio mundo pode ficar inóspito com mudança climática, diz estudo

O aquecimento global pode deixar até metade do planeta sem condições de ser habitado nos próximos três séculos, segundo estudo elaborado pelas universidades de New South Wales, na Austrália, e de Purdue, nos Estados Unidos. Para essa conclusão foram considerados os piores cenários de modelos climáticos.
O estudo, publicado na última edição da revista especializada Proceedings of the National Academy of Sciences, informa, no entanto, que é improvável que isso ocorra ainda neste século. Mas é possível que no século XXII várias regiões este jam sob calor intolerável para humanos e outros mamíferos. “Descobrimos que um aquecimento médio de 7° C faria com que algumas regiões ultrapassassem o limite do termômetro úmido [equivalente à sensação do vento sobre a pele molhada], e um aquecimento médio de 12º C deixaria metade da população mundial em umambiente inabitável”, disse o pesquisador Peter Huber, da Universidade de Purdue.
Segundo os cientistas, ao calcular os riscos das emissões de gases atuais, é necessário considerar os piores cenários, como os previstos no estudo. Ao mencionar um aquecimento médio de 12º C, isso significaria até 35º C no chamado termômetro úmido nas regiões mais quentes do planeta. Atualmente, segundo o estudo, as temperaturas mais altas nessa medida nunca ultrapassam 30ºC. A partir de 35ºC no termômetro úmido, o corpo humano só suportaria algumas horas antes de entrar em hipertermia (sobreaquecimento).
Calcula-se que um aumento de apenas 4º C medido por um termômetro úmido já levaria metade da população mundial a enfrentar um calor equivalente a máximas registradas em poucos locais atualmente.
(Fonte: BBC Brasil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário