______VOCÊ NÃO PODE MUDAR O PASSADO, MAS PODE ESCOLHER O FUTURO!!!_____

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Alterações significativas no clima terrestre

O clima na Terra é o resultado de um equilíbrio que se estabelece desde a sua origem, no balanço radioativo entre o nosso planeta e o espaço - cuja principal fonte de energia é o Sol; na composição físico-química da atmosfera e dos oceanos; no transporte de energia por parte da atmosfera e dos mares e oceanos da região equatorial terrestre em direção aos pólos, e nas consequentes circulações atmosférica e oceânica.
Oscilações naturais do clima acontecem como função de oscilações naturais nos parâmetros citados e não são motivo para preocupações. A presença da raça humana na Terra oferece um grande potencial para que mudanças não naturais no clima terrestre aconteçam. Essas possíveis mudanças aconteceriam devido a alterações antrópicas significativas na composição físico-química do ar e das águas como um todo.
Algumas oscilações climáticas significativas e suas consequências têm sido observadas em várias regiões terrestres e atribuídas à alterações antrópicas do ar e das águas. De uma maneira geral, têm-se observado que os sistemas meteorológicos que apresentam maior potencial a danos têm acontecido com maior frequência e intensidade, como os exemplos citados a seguir.
• Invernos mais intensos.
• Períodos de estiagem mais prolongados.
Tempestades mais intensas com alagamentos e destruição devido às correntezas causadas pelo escoamento da água da inundação.
• Deslizamento de terra nas encostas.
• Ocorrência de nevascas onde nunca antes havia sido registrado.
• Degelo antecipado nas calotas polares.
• Ocorrência de tornados e furacões onde ainda não havia registro.
• Furacões e tornados com intensidades maiores que a média daqueles aos quais já se estava acostumado.
O aumento no nível médio do mar também tem sido observado
Muitas outras alterações climáticas que estão a cada instante sendo noticiadas na mídia e que vão surgindo de maneira relativamente lenta e gradualmente se estabelecem, com tendências constantes à intensificação.
No Brasil tem-se registrado casos de furacões e de tornados ocorrendo na região Sul e de tempestades severas correndo principalmente nas regiões Sudeste e Nordeste do país, todos com grandes prejuízos econômicos e socioambientais. A frequência de ocorrência de condições extremas de baixa umidade tem aumentado na região do Planalto Central do Brasil. As massas de ar provenientes da Argentina apresentam maior intensidade, frequentemente provocando friagens intensas nas regiões próximas aos Andes e na Floresta Amazônica.
As alterações climáticas ocorridas devido à influência do homem são motivo de grandes preocupações porque tendem só a aumentar com potencial de efeitos muito desastrosos. Por esta razão o clima precisa ser adequadamente monitorado e estudado. Espera-se com isso que indícios de como resolver este grande dilema, ou até mesmo soluções, possam ser encontrados evitando-se a degradação e conseqüente falência de nosso meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário